Para suprir a demanda com o incremento das vendas de final de ano, a Guararapes abriu 400 vagas para contratação temporária em 2023. Deste total, cerca de 250 serão preenchidas até o início de novembro. Nesta quarta-feira (25) candidatos formaram uma grande fila em frente à sede da empresa em Extremoz, na expectativa de conseguir uma oportunidade.
Eles já integravam o banco de dados da Guararapes e foram convocados para participar do processo seletivo que pretendia recrutar entre 70 e 80 trabalhadores. Quem ainda não participava do processo, teve a oportunidade de se cadastrar no Sine de Candelária, onde 180 vagas foram disponibilizadas pela empresa.
O cadastro no Sine foi encerrado nesta quarta-feira mesmo. Até o início da tarde, mais de 400 pessoas haviam procurado a unidade, de acordo com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social do RN (Sethas/RN). Maximiliano Xavier, coordenador de Recursos Humanos da Guararapes, explicou que os candidatos que compareceram nesta quarta à sede da empresa foram convocados para avançar no processo de seleção.
“Eles já estavam na nossa base de dados e agora estão sendo chamados. Na semana passada, realizamos processo semelhante para ocupação de parte das 400 vagas e voltamos a fazer o mesmo nesta manhã para preenchimento de novos postos”, disse ele.
Segundo ele, a principal demanda da empresa é pelas funções de costureiro, auxiliar de produção, operador de máquina e auxiliar de logística. “São postos temporários. Provavelmente a gente fica até janeiro com esses profissionais, mas, como sempre acontece, a expectativa é que parte dessas vagas se torne efetiva”, afirmou.
Xavier esclarece que, por causa do alto número de candidatos e da necessidade de triagem e avaliação dos candidatos, a Guararapes compartilhou com o Sistema Nacional de Empregos (Sine) o cadastro dos candidatos.
De olho em uma oportunidade, Sérgio de Oliveira, de 27 anos, chegou cedo à Guararapes nesta quarta, por volta das 6h20. Por volta das 9h30, ele ainda aguardava ser chamado. “A expectativa é de ser contratado logo, porque estou desempregado há oito meses. Se isso acontecer, a espera vai valer a pena”, comentou. Adrielly Tavares, de 24 anos, por sua vez, foi ao Sine, de olho em uma das 180 vagas disponibilizadas pela Guararapes no Sistema.
“Estou sem trabalho há três anos e busco uma oportunidade como auxiliar de produção. Tenho feito outras seleções, mas não consegui voltar ainda ao mercado. Estou muito confiante de que agora vai dar certo e espero ficar efetiva”, relatou. Gracielene Rocha, de 36 anos, buscava uma vaga de costureira. “Já trabalho por conta própria, mas quero ter carteira assinada. Se Deus quiser, vou chegar ao final do ano com um emprego”, diz.
Deu na Tribuna do Norte