A secretária Nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), que ganhou do o presidente Lula uma boquinha de R$37 mil mensais como conselheira de Itaipu Binacional, Gleide Andrade de Oliveira, destilou frases de ódio contra o Estado de Israel e nem por isso foi demitida.
Ela afirmou nas redes sociais que o Israel, criada por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), com a decisiva participação do diplomata brasileiro OSwaldo Aranham, “não merece ser um Estado”, denominando-o como “assassino” e “vergonha para a humanidade”. Após a repercussão, a dona da boquinha se retratou nas redes sociais.
Gleide foi nomeada para o Conselho de Administração de Itaipu em junho deste ano pelo presidente Lula. Atualmente, a tesoureira ganha de salário de cerca de R$37 mil, além dos benefícios. O órgão tem 12 membros, metade da equipe é composta por brasileiros e a outra metade por paraguaios, Gleide atua ao lado da Diretoria-Executiva da usina na tomada de decisões.
A tesoureira do PT fez publicações sobre a guerra de Israel e Hamas do dia 8 de outubro até o dia 22, apenas a publicação do dia 8 que ainda está visível para os seguidores, no post em questão Gleide afirma “Nesta guerra entre Israel e Palestina não haverá ganhadores, qualquer vitória que implique em morte, sobretudo de civis é uma vitória desonrada. Apoiar a guerra de qualquer lado das partes é um crime tão horrendo como soltar bomba em porta de escola”.
A publicação em que a tesoureira atribui a morte de palestinos a Israel e aos EUA foi deletada. “Mais de 3 mil crianças palestinas mortas identificadas, fora tantas outras mil apodrecendo debaixo dos escombros e da crueldade dos EUA e de Israel”, alegava Gleide.
Em outras publicações, a conselheira foi mais contundente nas críticas a Israel. “O Estado de Israel é uma vergonha para a humanidade, quem mata criança não merece respeito, não merece ser um Estado”, disse Andrade no último domingo (22). Já no sábado (21), Gleide publicou: “Basta deste genocídio. É um crime tantas crianças palestinas mortas e órfãs! Basta do Estado de Israel, assassino! Pelo direito à vida do povo palestino!”.
O PT ainda não se pronunciou sobre a manifestação de ódio da tesoureira que continua nos cargos de conselheira da Itaipu e na tesouraria do partido.
Deu no Diário do Poder