Considerada a melhor capital do Brasil para observar o eclipse solar anular de 2023, Natal e os municípios vizinhos terão programação especial para observar o fenômeno natural neste sábado (14).
Na capital potiguar, será possível visualizar o eclipse com 88,52% de cobertura. Junto com João Pessoa, Natal será a capital onde a anularidade do eclipse poderá ser visto em sua totalidade.
Ainda assim, para observar o fenômeno é necessário alguns cuidados. Um dos principais é com os olhos: não é recomendável olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada.
Ciente dos cuidados necessários para visualização do fenômeno e de que Natal é a melhor capital do país para ver o “anel de fogo”, ápice do evento, o g1 RN lista alguns pontos para assistir o eclipse na Grande Natal.
No Parque da Cidade, em Candelária, o projeto Planetário Barca dos Céus, composto por um grupo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai promover um evento especial das 14h às 18h30 no sábado (14).
Além da possibilidade de assistir coletivamente ao evento anular, os espectadores poderão participar de atividades pedagógicas sobre astronomia, momentos culturais, com apresentações musicais, danças e rodas de capoeira.
Em Parnamirim, na Grande Natal, o evento especial acontece no Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo Aeroporto Augusto Severo. No local, o projeto de extensão Cometa Nordestino e o projeto Caravana Especial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participam da cobertura do evento, que está sendo organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
O evento tem início às 10h e vai até o final do dia com a realização de sessões de planetário, oficinas, além do estande “Eclipses na Astronomia e Caravana”, que irão apresentar experimentos e atividades lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas dos projetos.
Dunas de Genipabu
Mesmo sem programação oficial, observar o fenômeno nas Dunas de Genipabu, na cidade de Extremoz, também é uma boa opção. Já conhecido pelo Pôr do sol, o local oferece, em um ambiente natural, uma vista privilegiada do eclipse.
Praia da Redinha Velha
Sem evento oficial, um grupo da Associação Norte-riograndense de Astronomia (ANRA) estará no local a partir das 15h, promovendo uma observação do eclipse com equipamentos específicos.
A informação é do G1.