Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (15), apontou que as Forças Armadas seguem como a instituição mais confiável na opinião dos brasileiros. No entanto, o levantamento também indicou que a confiança nos militares teve uma queda e atingiu o menor patamar desde 2017, quando o país ainda era governado por Michel Temer (MDB).
Segundo a pesquisa, que reuniu a avaliação dos brasileiros sobre dez instituições, as Forças Armadas são consideradas muito confiáveis por 34% dos brasileiros. Em abril de 2019, ainda no primeiro semestre do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ampliou o espaço dos militares na gestão federal, esse percentual era de 45%.
Ainda de acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados consideram os militares um pouco confiáveis, enquanto 21% não confiam neles. Os índices eram, respectivamente, 35% e 18% em 2019. Já na última avaliação antes da atual, feita em setembro de 2021, 37% diziam considerar as Forças Armadas muito confiáveis; 39% afirmavam acreditar um pouco; e 22% diziam não confiar.
O Datafolha questionou a 2.016 eleitores em sua mais recente pesquisa, feita na terça (12) e quarta-feira (13). A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou menos.