O presidente da CPI da Covid no Rio Grande do Norte, deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), disse em entrevista ao Grande Ponto Podcast que todos os governadores do Consórcio Nordeste foram “coniventes com a roubalheira” no caso da compra frustrada dos respiradores. A transação financeira deu um prejuízo de R$ 5 milhões somente ao Rio Grande do Norte e de R$ 50 milhões aos 9 estados nordestinos.
“Essa CPI vai ter consequências em quase todos os estados do Nordeste e consequências fortes, porque os governadores foram coniventes com a roubalheira do Consórcio Nordeste”, disse o deputado na entrevista.
O parlamentar lembra, porém, que a punição final aos possíveis culpados não depende da CPI, mas sim do trabalho do Judiciário.
Ainda segundo Kelps, vários processos da CPI irão culminar em “ações penais fortes”. Ele considerou ainda que é “injustificável os governadores do Consórcio Nordeste não pedirem a demissão de toda a diretoria, o bloqueio de bens de uma série de agentes públicos do Consórcio Nordeste e do Governo da Bahia”.
Grande Ponto