Durante uma expedição em Marte em 23 de junho, o roverPerseverance, da Nasa, fotografou uma pedra em formato semelhante a uma “rosquinha”. A imagem intrigou cientistas.
De acordo com o portal de astronomia Space.com, a tonalidade diferente sugere que o achado veio de fora do Planeta Vermelho.
A teoria é apoiada pelo Instituto Seti, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa sobre inteligência extraterrestre. Tom Pierson e Jill Tarter são os responsáveis pela construção da instituição, em 1984, que já teve Carl Sagan entre seus membros.
#PPOD: @NASAPersevere took a picture using the SuperCam Remote Micro-Imager on 23 June 2023 of a donut-shaped rock off in the distance, which could be a large meteorite alongside smaller pieces. Credit: @NASA @NASAJPL @Caltech @LosAlamosNatLab @CNES @IRAP_France @mars_stu pic.twitter.com/9EFTr5tlno
— The SETI Institute (@SETIInstitute) June 26, 2023
Possível origem da “rosquinha de Marte”
Segundo o Seti, o “donut marciano” provavelmente veio de um grande meteorito. A Nasa, contudo, não confirmou a teoria.
O Space.com também apoiou essa suposição e relembrou que o roverjá detectou um possível meteorito algumas semanas antes de o Perseverance pousar em Marte, em fevereiro de 2021.
O Curiosity, antecessor do Perseverance, também havia descoberto uma série de rochas espaciais no planeta vermelho, depois de seu pouso, em agosto de 2012.
Cientistas continuam as discussões sobre a rocha.
Deu na Oeste