Você lembra do Citröen Ami?
O simpático carrinho elétrico urbano francês está fazendo um enorme sucesso na Europa. Suas boas vendas, já lhe garantiram uma versão com o logo da Opel e agora ele chega à Itália como um carro da Fiat e com muito estilo.
Para agradar o público local, a Fiat decidiu transformar o Ami em uma versão de bolso do Fiat 500. A montadora alterou primeiro seu nome, e na terra da pizza ele se chamará Topolino.
Para os italianos, esse é o nome do Mickey Mouse, e também é um apelido carinhoso para o 500 original da década de 1930.
Em relação ao estilo, ele ficou ainda mais legal do que suas contrapartes. Suas linhas, principalmente na dianteira, foram arredondadas, dando a ele mais cara de um carro urbano, enquanto os outros parecem veículos de trabalho.
Entre as mudanças propostas pela Fiat, ele perde a superfície côncava na ao redor dos faróis e têm suas luzes auxiliares movidas para baixo. O Fiat Topolino também tem capota de lona e rodas com calotas no estilo retrô. Por outro lado, os italianos substituíram as portas por cordas e, consequentemente, ele também não terá janelas. A clássica cor azul bebê também marca presença.
Quanto à parte mecânica, é possível que ele não tenha alterações, assim como o Opel Rocks-e, mantendo o motor de 8 cv e a bateria de de lítio de 5,5 kWh, que garante até 70 km de autonomia. O melhor é que o Topolino não é considerado um carro, mas sim um quadriciclo pesado. Logo, ele pode ser dirigido a partir dos 14 ou 16 anos, dependendo da legislação do país europeu.
Infelizmente, até o momento a Fiat divulgou apenas uma foto do Topolino e não há informações sobre preços ou data de lançamento. Em na Europa, o Citroën Ami é vendido por 9.200 euros, equivalente a quase R$ 50.000, então é provável que o modelo da Fiat tenha essa mesma faixa de preço. Ele também está disponível para aluguel por cerca de 20 euros por mês.
Deu na Quatro Rodas