O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Diniz, acatou o parecer da Procuradoria Jurídica da UFRN sobre o relatório da Comissão de Processo Administrativo que havia solicitado a cassação do título de Doutora da Professora Ludimilla Oliveira, atual Reitora da UFERSA/Mossoró. A acusação de plágio em sua tese de doutorado, realizada na UFRN, foi aceita.
A anulação desse título de pós-graduação terá graves consequências para a carreira acadêmica da professora, sendo a primeira delas a perda do cargo de reitora. Além disso, é possível que seja exigida a restituição dos valores extras recebidos em seu salário como chefe da instituição.
Nos bastidores da universidade, há rumores de que o plágio afetou cerca de 45% da dissertação da professora.
A Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD) elaborou um relatório com um despacho encaminhado ao reitor Daniel Diniz, recomendando a anulação do título de doutora conquistado por Ludimilla no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, com a tese intitulada “De repente, tudo mudou de lugar: Refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”, que teria sido plagiada da dissertação de mestrado “O processo de urbanização da Cidade de Mossoró: Dos processos históricos à estrutura urbana atual”, de Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro.
A professora também teria copiado trechos do livro “Expansão Urbana de Mossoró – Período de 1980 a 2004”, de Aristotelina Pereira Barreto Rocha.
Deu no Portal da 96