Lula fez um churrasco no Palácio da Alvorada com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), membros do alto escalão do governo e aliados do Congresso. Realizado na sexta-feira 26, o evento não permitia que os convidados portassem aparelho celular.
Atenderam ao convite de Lula para o churrasco, os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. A dupla chegou acompanhada de Ricardo Lewandowski, fora do cargo na alta Corte desde que se aposentou em abril.
Dos 37 ministros do governo, apenas nove compareceram. Quando receberam o convite, muitos estavam longe de Brasília, de acordo com o jornal o Estado de S.Paulo. Não era o caso de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.
Depois de uma semana de desentendimentos com o governo sobre a possibilidade de a Petrobras perfurar poços de petróleo na Bacia do Rio Amazonas, Marina disse que não poderia ir por ter outro compromisso agendado. Segundo a ministra, uma confraternização na casa de Mauro Pires, novo presidente da ICMBio.
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido) também compareceu. Ele se desfiliou do partido fundado por Marina (Rede) depois de se desentender com a ministra sobre a questão do petróleo.
Diferentemente de Marina, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também foi ao churrasco no Alvorada. Assim como ele, participaram os ministros:
Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça), Anielle Franco (Igualdade Racial), Carlos Fávaro (Agricultura), Luiz Marinho (Trabalho) e Margareth Menezes (Cultura). Além disso, do Congresso, também foram o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o Deputado Federal José Guimarães (PT-CE), os líderes do governo no Senado e na Câmara, respectivamente.
Deu na Oeste