A possibilidade de cobrança da água bruta por parte do Governo do Estado, debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, foi repercutida pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) na sessão plenária desta terça-feira (16). O parlamentar criticou a iniciativa que vem sendo construída pelo Executivo.
“O Governo está mexendo com quem é pequeno e médio, esquecendo os gigantes. Fiquei impressionado ao ouvir o secretário estadual de Recursos Hídricos dizer que, se não enfrentássemos o aumento de taxação do ICMS, para cobrar a outorga da água bruta, esse estado não ia deixar de ser elefante para ser um dragão da economia”, citou.
Aproveitando a analogia apresentada, Gustavo Carvalho destacou que “o elefante precisa de um cuidador que tenha gerência” e ainda afirmou que o animal é cercado de simbologias positivas.
Antes de encerrar o pronunciamento, o deputado criticou a perda de competitividade do Rio Grande do Norte em relação a outros estados nordestinos. “Tudo isso está nos deixando de fora da linha de eixo de desenvolvimento econômico, perdendo competitividade com os estados vizinhos”, disse.