O advogado Marcelo de Oliveira Mello, ex-sócio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e réu confesso na Operação Lava Jato, pode ser contratado para chefiar o departamento jurídico da estatal. Segundo o jornal O Globo, a companhia confirmou que o “processo de ingresso está em andamento” e que “possui um robusto sistema de avaliação para ingressos dos seus executivos”.
Segundo O Globo, o advogado já trabalhou na Petrobras. Em 2015, Mello admitiu à Polícia Federal que ajudou Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, a abrir uma filial da empresa Jolmey, usada, segundo as investigações da Lava Jato, para lavagem de dinheiro.
Com a empresa aberta em 2008, Mello foi registrado formalmente como sócio minoritário do braço brasileiro da offshore Jolmey, sediada no Uruguai, então considerado um “paraíso fiscal” para os brasileiros.
Cerveró, réu confesso da Lava Jato, foi preso em 2015, sob acusação de corrupção na Petrobras e lavagem de dinheiro recebido como propina. Foi condenado a mais de 27 de prisão, mas, em razão dos acordos de delação premiada, acabou obtendo o benefício da prisão domiciliar.
O ex-juiz da Lava Jato e hoje senador Sergio Moro (União-PR) disse que irá reagir a essa possível contratação. “Essa notícia é tão surpreendente que imaginei, em um primeiro momento, ser fake news. Mas aí lembrei que no Brasil do avesso do Governo Lula esse é o novo normal. No Senado, vamos reagir”, escreveu, em seu perfil no Twitter.
Com informações de O Globo