O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) renovou, por mais 60 dias, um inquérito que investiga o suposto monopólio da Rede Globo sobre as transmissões esportivas. A decisão é desta segunda-feira, 8. A ação corre desde maio de 2021. Segundo o portal Notícias da TV, a medida causa irritação na emissora.
O Cade pretende apurar se a Rede Globo gera prejuízo aos concorrentes. O inquérito investigativo ficará nas mãos do conselho até julho, quando ocorrerá uma decisão sobre seu possível arquivamento.
“Tendo em vista as especificidades do setor, o volume de informações constantes dos autos, as demais circunstâncias do caso concreto e a necessidade de complementação da instrução realizada, faz-se necessário tempo adicional para que os elementos trazidos aos autos possam ser analisados com a profundidade necessária e esperada”, destaca o trecho do documento que justificou a renovação do inquérito.
A última atualização do inquérito ocorreu em 14 de maio de 2021, quando a emissora carioca respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a extensão do inquérito.
Em 2019, o Cade iniciou uma averiguação sobre um possível monopólio esportivo da Globo. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para apurar supostas desvantagens do contrato do Fortaleza Esporte Clube com a Warner Bros Discovery para o Campeonato Brasileiro. Um ano depois, em 2020, o conselho transformou o caso em investigação contra a Globo.
Alguns clubes alegaram que receberam menos dinheiro da emissora por terem fechado com a Warner. A Globo argumentou que essa questão já havia sido esclarecida depois de uma investigação feita pelo próprio Cade, em 2016.
Deu na Oeste