Dados publicados pelo Hospital Rio Grande, o único habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de medula no Rio Grande do Norte, apontam crescimento de 80% no transplante de medula óssea em crianças em 2021 em comparação ao ano anterior. Segundo a unidade de saúde, ao total, 107 transplantes foram feitos em 2021, 9 deles em crianças.
O pequeno David, de 4 anos, internado no Hospital Rio Grande, em Natal, desde o dia 24 de outubro, recebeu uma linda festa na tarde desta quinta-feira (18) ao saber da notícia da recuperação da medula enxertada.
Ao saber dessa informação, a equipe que está cuidando dele tratou logo de chamar o Homem Aranha, super herói preferido do garoto para a festinha.
Os 107 transplantes de medula realizados em 2021 representam um crescimento próximo a 40% em relação ao ano passado, segundo o Hospital Rio Grande.
“Este é um momento muito especial para os pacientes, que estão recuperando de todo o processo. Devido à importância, consideramos essa data um segundo aniversário do paciente”, disse a enfermeira Cecília.
A equipe responsável pela realização de Transplantes de Medula Óssea do Hospital Rio Grande está bem positiva para o futuro. Com a abertura da Maternidade Dr. Delfin Gonzalez e ampliação de leitos de pediatria, a expectativa é para que esses procedimentos infantis venham aumentar no RN.