8 de janeiro: STF convoca sessão virtual para analisar mais 250 denúncias

Inquérito inquéritos STF

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve começar a julgar, na terça-feira 9, mais 250 denúncias contra pessoas acusadas de envolvimento nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília.

O julgamento será em sessão virtual, convocada pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber. As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nos inquéritos 4921 e 4922.

Este será o quarto bloco de denúncias submetidas ao colegiado do STF, somando 800 até o momento. O julgamento está previsto para ser iniciado entre a meia-noite de 9 de abril e 23h59 de 15 do mesmo mês. O Supremo vai decidir se abre ações penais contra mais 225 acusados nos inquéritos 4921 e 25 acusados no inquérito 4922, ambos de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Se as denúncias forem recebidas, eles viram réus. Na sequência, o processo terá a fase de coleta de provas, que inclui os depoimentos das testemunhas de defesa e de acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados — o que não tem prazo específico para ocorrer.

Os advogados dos denunciados podem apresentar sustentações orais até as 23h59 de segunda-feira 8.

Deu na Oeste

Deixe um comentário