O chefe da ONU, Antonio Guterres, alertou as nações na segunda-feira que teme que a probabilidade de uma nova escalada no conflito Rússia-Ucrânia signifique que o mundo está caminhando para uma “guerra mais ampla”.
O secretário-geral expôs suas prioridades para o ano em um discurso sombrio para a Assembleia Geral das Nações Unidas que se concentrou na invasão da Rússia, na crise climática e na pobreza extrema.
“Começamos 2023 enfrentando uma confluência de desafios como nenhum outro em nossas vidas”, disse ele a diplomatas em Nova York.
Guterres observou que os principais cientistas e especialistas em segurança moveram o “Relógio do Juízo Final” para apenas 90 segundos para meia-noite no mês passado, o mais próximo que já esteve de sinalizar a aniquilação da humanidade.
O secretário-geral disse que estava tomando isso como um sinal de alerta. “Precisamos acordar – e começar a trabalhar”, implorou ele, enquanto listava seus problemas urgentes. No topo da lista estava a guerra da Rússia na Ucrânia, que está se aproximando de seu aniversário de um ano.
“As perspectivas de paz continuam diminuindo. As chances de mais escalada e derramamento de sangue continuam crescendo”, disse ele. “Temo que o mundo não esteja caminhando como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla. Temo que esteja fazendo isso com os olhos bem abertos.”
Deu na CNN Brasil