Avião voando baixo assusta moradores de Parnamirim; veja do que se trata

 

Moradores de Parnamirim ficaram assustados com um avião voando baixo nesse sábado (28). Nas redes sociais, foram diversos relatos sobre o caso. Sem entender o caso, muitos ficaram receosos com as diversas passagens em baixa altitude.

“Um jatinho particular já deu umas 20 voltas sobre Parnamirim. Achei que ia cair. Muito baixo e descendo mais”, disse uma pessoa em comentário em um grupo no WhatsApp. “O homem que viu deu um grito, ficou passando mal”, completou.

O que muita não sabe é que a aeronave é questão faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e é responsável por aferir a eficácia dos sistemas de equipamentos de auxílios a navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão.

Dessa formo, durante o voo desse sábado em Parnamirim, a aeronave estava mantendo a segurança dos equipamentos da Base Aérea de Natal (Bant), onde funcionava o antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo.

“O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas”, destacou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e que comanda o Geiv.

Conforme os dados da plataforma FlightRadar24 (acesse o histórico do voo AQUI), o avião deu diversas voltas no céu parnamirinense. Em determinado momento, ele foi até Mossoró e retornou à Grande Natal.

 

 

História do Geiv

A atividade de inspeção em voo deu os seus primeiros passos, no Brasil, após a assinatura do Projeto CONTRAF em 1956. Uma aeronave-laboratório, o beechcraft de matrícula N-74, prestou, na ocasião, serviços ao Brasil, com a finalidade específica de inspecionar os primeiros auxílios à navegação e à aproximação a serem instalados.

No ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório de matrícula nacional – o EC-47 2065 – e um laboratório de aferição e calibragem. A primeira inspeção em voo em nosso território, com aeronave e tripulação brasileiras, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu para instalação de um VOR.

A partir de então, o número de inspeções em voo aumentou gradativamente e cada vez mais se fazia necessário um setor que planejasse e interpretasse a análise dos resultados obtidos durante as missões executadas. Em 1960, foi criada a Seção de Registro e Controle de voo, dentro da composição da Diretoria de Rotas Aéreas (DR) – antigo DECEA. Onze anos mais tarde, com a extinção da DR, a atividade passou à subordinação direta do Comando de Apoio Militar (COMAM).

Em maio de 1972, O Grupo Especial de Inspeção em voo (GEIV) era criado através do Decreto nº 71.261, ativado pela portaria R-003/ GM3, de 17 de abril de 1973. As informações são da TV Tropical.

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