As inscrições para concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte abrem às 10h nesta segunda-feira (23). Conforme disposto no edital publicado no último sábado (21), serão 1.158 vagas para soldados e os interessados podem se inscrever, através do site da banca organizadora, até o próximo dia 22 de fevereiro.
Das vagas, 1.128 são para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) e 30 são destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.
Somente com aprovação em todas as sete fases do concurso e no curso de formação, o candidato se torna soldado da PM.
Durante o período de capacitação, os aprovados receberão uma bolsa de R$ 1.302. Ao fim, se tornaram soldados ou soldados músicos. Atualmente, o salário inicial para esse posto é de R$ 3.929,01.
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
Isenção
De acordo com o cronograma, abre também nesta segunda-feira o prazo para que o candidato solicite isenção da taxa de inscrição. Esse prazo é mais curto e se encerra às 23h desta quarta-feira (25).
Têm direito ao benefício os candidatos que cumprirem os requisitos informados no item 6.3 do Edital (clique e confira) que segue leis estaduais e federais sobre o assunto.
Provas
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN. São 10 questões para cada disciplina, totalizando 80.
Além da prova objetiva, também haverá prova física, com barra fixa, “shuttle run”, abdominal remador, salto em distância, e corrida. No caso dos candidatos a soldado músico, também haverá prova de habilidade técnica relacionada ao instrumento escolhido.