O final do ano é sempre um momento de grande expectativa para o varejo, uma vez que o período é marcado pelas festividades de final de ano, compras em alta e promoções. Assim como a Black Friday, a proximidade do Natal tende a impulsionar as vendas e o faturamento dos comércios.
De acordo com pesquisa recente da Nielsen|Ebit, a Black Friday – considerada a segunda principal data do varejo- neste ano registrou queda de 23% no lucro bruto dos e-commerces, em comparação com 2021. A sondagem aponta que o declínio das vendas pode influenciar nos hábitos de compra dos brasileiros nesse Natal.
“Além da Copa do Mundo fora de época, que alterou a rotina, neste ano tivemos indicadores econômicos batendo recorde de inadimplência e contas atrasadas. Mesmo com os consumidores realizando suas compras no cartão de crédito, e parcelando os gastos, se eles não possuírem limite alto não conseguem adquirir todos os produtos desejados, impactando diretamente na conversão das vendas”, explica Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais.
No entanto, para Garcia, as vendas natalinas terão um impacto um pouco menor ou igual ao do ano passado. “A Black Friday é um evento em que se compra muito mais para consumo próprio. Já no Natal as pessoas pensam em adquirir presentes para a família e os amigos, por isso costumam investir mais nessa temporada’’, diz.
Pensando em ajudar os vendedores a alavancarem suas vendas neste Natal, Garcia listou algumas dicas:
Não ofereça descontos exagerados
Como as vendas na Black Friday deste ano não tiveram o volume esperado, muitos lojistas optam por reduzir os preços como uma tentativa de recuperar o percentual estipulado. “Essa pode ser uma estratégia perigosa se o vendedor agir no ‘calor do momento’ e não calcular corretamente os descontos, prejudicando o capital de giro da empresa”, alerta o diretor-executivo.
Estude os preços da concorrência
Uma boa pesquisa de mercado evita que o seu marketplace estipule preços discrepantes dos demais concorrentes. “É de extrema importância que o lojista saiba calcular e interpretar as ofertas, para que não sejam prejudicados neste momento tão importante para o lucro anual”, aconselha Garcia.
A precificação correta é fundamental para ir bem nas vendas, principalmente em datas estratégicas como o Natal. “Errar no preço atrapalha demais o lojista, pois cobrar demais pode fazer com que o produto em questão ‘encalhe’. Já exagerar no desconto diminui o lucro e cria risco para a sustentabilidade das transações”, explica.
Crie combos e kits temáticos
Outra medida indicada para potencializar as vendas neste período é criar combos e kits natalinos. “Como estamos bem perto do Natal, é interessante os lojistas pensarem em formatos diferenciados, como investir em kits de presentes – onde os compradores irão adquirir mais itens por um preço justo – e pensar em promoções vantajosas para os dois lados”, recomenda o especialista.
Invista na logística eficiente
Mais do que vender, em datas comemorativas como o Natal, é fundamental entregar o que se promete. “De nada adianta oferecer mil e uma promoções e, na hora H, o comprador terminar sem o presente que adquiriu. Isso gera frustração e uma péssima experiência de compra, causando impacto negativo para a reputação do e-commerce. Por isso, é indispensável contar com uma logística que funcione bem, para que o cliente receba o que comprou no prazo estipulado e em bom estado”, finaliza o executivo.