Um pássaro declarado extinto há 140 anos reapareceu na natureza em Papua Nova Guiné, na Oceania.
O faisão-pombo-de-pescoço-preto foi avistado pela última vez em 1882 por observadores de pássaros.
“Ver aquelas primeiras imagens do pombo-faisão foi como encontrar um unicórnio”, afirmou John C. Mittermeier, diretor do Programa de Aves Extintas da American Bird Conservancy.
O pássaro
A descoberta desse raro pássaro teve início após pesquisadores conversarem com moradores da região de Kilkerran e mostrarem uma foto do ave. Os moradores disseram que tinham visto uma ave semelhante.
Então, a ONG Rewild e pesquisadores reuniram mais de 12 câmeras para monitorar a região e, após mais de um mês, conseguiram confirmar que, depois de 140 anos, o faisão segue resistindo na natureza de Papua Nova Guiné.
“Esse é o tipo de momento que você imagina e com o qual sonha ao longo de toda a vida como um conservacionista e observador de pássaros”, completou o pesquisador em entrevista à CNN dos EUA.
Outros pássaros
Agora, após essa incrível descoberta, a missão dos pesquisadores é estimar o tamanho dessa população e quais são as melhores formas de mantê-la bem conservada.
Veja as imagens feitas do pássaro raro:
I am super excited to share the first video of the Black-naped pheasant-pigeon, a species from Papua New Guinea lost to science for 140 years! @ABCbirds @rewild @Jordan_Boersma @johnmittermeier pic.twitter.com/QplRA36Xr0
— Jason Gregg (@JasonJGregg) November 17, 2022
Com informações da Euro News