Equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fecharam nesta quinta-feira (28) um abatedouro clandestino localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. No local eram abatidos bovinos, caprinos e suínos de forma precária e sem nenhum tipo de higiene, causando risco à saúde do consumidor.
De acordo com a pasta, o local foi descoberto após trabalho investigativo dos fiscais em apoio da Guarda Municipal. Como resultado do fechamento, o responsável pelo local foi intimado para comparecer à sede da Semurb para ser lavrado o auto de infração, interdição e demais providências.
Segundo o supervisor de fiscalização de ambientes naturais e biodiversidade (Sanbio) da Semurb, Iang Chaves, a equipe se deparou com algumas carcaças e restos de animais que foram abatidos de forma irregular, em desacordo com a legislação, em condições de higiene sanitária precárias, além de casos de maus tratos. A fiscalização reforça a importância da população não consumir produtos de origem animal sem registro no órgão de inspeção oficial.