Os vereadores de Natal votaram na sessão desta quinta-feira (24), em primeira discussão, um projeto de lei para instituir a data 25 de outubro como dia municipal de combate ao preconceito contra as pessoas com nanismo, condição genética que causa o crescimento desproporcional da pessoa resultando em estatura abaixo da média em relação à população da mesma idade e sexo.
O projeto n° 330/2020, de autoria da vereadora Ana Paula (SD), foi subscrito pelas vereadoras Júlia Arruda (PCdoB) e Camila Araújo (União Brasil). “É um projeto que prevê ações de conscientização, respeito e acessibilidade às pessoas com nanismo. Entendemos como uma política importante para destacarmos o direito e inclusão dessas pessoas”, disse a vereadora Camila.
Além disso, foram aprovados projetos em primeira discussão, como o PL n• 296/2022 , que institui a data 8 de setembro como Dia do Terço dos Homens, de autoria da vereador Peixoto (PTB); e o PL n• 102/2022, que institui a Semana Municipal do Empoderamento das Meninas e das Adolescentes, de autoria do vereador Chagas Catarino (PSDB), a ser celebrada anualmente durante a semana do dia 11 outubro.