RN gera 6,3 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

Reprodução

O Rio Grande do Norte fechou o mês de setembro com saldo positivo de 6.302 empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Economia.

Em setembro, foram 17.487 contratações e 11.185 demissões. Com o resultado de setembro, o Rio Grande do Norte registra o quinto mês consecutivo de saldos positivo na abertura de empregos em 2021.
O serviços puxou a criação de empregos no mercado de trabalho potiguar, com 1.896 vagas. Em seguida, estão a agricultura, com 1.634; a construção civil, com 1.028; a indústria, com 966; e o comércio em geral, com 778.
O Brasil gerou 313.902 postos de trabalho em setembro deste ano, resultado de 1.780.161 admissões e de 1.466.259 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 2.512.937 novos trabalhadores no mercado formal.
De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o país está mantendo a tendência dos últimos três meses de mais de 300 mil empregos novos por mês, o que é uma “demonstração clara da recuperação formal da economia”. Para ele, a campanha de vacinação contra covid-19 tem sido fundamental nessa retomada das atividades econômicas, mas ainda é preciso avançar em programas de qualificação e recolocação profissional.
“O governo vibra muito com esse número, mas não esquece de olhar para aqueles que estão hoje na informalidade, quer por falta de oportunidade, quer por falta de qualificação. E nós precisamos ter esse olhar duplo, de um lado aquele que tem hoje o seu emprego formal mantido, garantido e ampliado no Brasil e por outro lado aquela parcela de quase 40 milhões de brasileiros e brasileiras que precisa que o Estado olhe para eles e crie uma rampa de ascensão para a formalização”, disse, durante coletiva virtual.

Deixe um comentário