Cuba condena manifestante a 10 anos de prisão ; E se fosse no Brasil ?

Um homem cubano que participou dos protestos de rua, ocorridos em todo o país em julho,  foi condenado a 10 anos de prisão.

Esta foi a punição mais severa imposta a uma pessoa que desafiou o governo comunista naquelas manifestações, disseram ontem sua família e um grupo de direitos humanos.

A sentença contra Roberto Perez Fonseca, de 38 anos, foi proferida por um tribunal de San Jose de las Lajas, uma cidade a 35 quilômetros de Havana. A informação é da Gazeta Brasil.

Três juízes do tribunal determinaram a culpa de Pérez Fonseca com base nas declarações do policial local Jorge Luis García Montero, o único depoimento reconhecido pelos magistrados. Duas testemunhas de defesa foram dispensadas por serem “parciais” e por serem parentes e amigos.

O policial disse que no dia 11 de julho, Pérez Fonseca “incitou o resto da população a formar grupos, a atirar pedras e garrafas” até numa mercearia local .

É realmente estarrecedor que em pleno século 21 isso ainda aconteça . O que acontece em Cuba é a mais tosca e brutal das ditaduras, que ainda insiste em resistir, apesar do fracasso total de uma economia em frangalhos, que hoje não dispõe mais do “primo rico” soviético para bancar sua estrutura sanguinária.

 

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades