A Rede Globo solicitou nesta terça-feira (20) ao Ministério das Comunicações a renovação da concessão de TV por mais 15 anos. A medida atenderia aos canais da emissora no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília.
A concessão do canal da família Marinho vence em 5 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições gerais. A última renovação foi feita em 2008, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota oficial, a Globo disse que cumpre rigorosamente os prazos e as exigências estabelecidos pelo governo. Também afirma que os documentos estão regulares e foram entregues ao Executivo federal.
Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu em entrevista a uma rádio que a Rede Globo pode enfrentar “dificuldades” em seu processo de renovação da concessão.
“A renovação da concessão é logo após o 1º turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. […] Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, declarou o mandatário.
Nos bastidores, a possibilidade de Bolsonaro impedir a renovação é considerada praticamente nula. Isso porque a palavra final caberá ao Congresso Nacional, e a aprovação é dada como altamente provável entre os parlamentares.
Deu no Conexão Política