O presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) disse em 2 de setembro, no Desfile dos Grandes Campeões da 45ª Expointer de Esteio, no Rio Grande do Sul, que o Brasil é o sétimo país mais digital do mundo.
O que Bolsonaro disse
“O Brasil está muito bem perante o mundo, […] um país cada vez mais digital. Somos o 7° país mais digital do mundo.”
Levantamento do Banco Mundial
A afirmação de Bolsonaro é corroborada pelo ranking GovTech Maturity Index 2020, publicado em 30 de setembro do ano passado. O Brasil ficou em sétimo lugar na lista do Banco Mundial que avalia o estado atual da transformação digital no serviço público em 198 economias.
O índice avaliou quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo, aprimoramento da prestação de serviços, integração do engajamento do cidadão e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.
O país ficou à frente de todas as outras nações do continente americano, incluindo Estados Unidos e Canadá. À frente do Brasil estão Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Além disso, o Brasil é o único país entre as dez primeiras nações com uma população de mais de 100 milhões de pessoas.
O resultado, segundo o governo, decorre de melhorias na plataforma Gov.Br do governo.
Deu na CNN Brasil