Para reforçar que o combate ao suicídio deve ser diário, estudantes de Psicologia de uma universidade privada, em Natal, inovam e lançam a cartilha ‘Como falar sobre o suicídio?’ em prol da valorização da vida o ano inteiro.
O material foi produzido respondendo alguns dos principais questionamentos da população, tirando dúvidas sobre como falar do assunto com a família e os amigos, na escola, no trabalho e na mídia.
O material é on-line e está disponível para download de forma gratuita no endereço: bit.ly/comofalarsobresuicidio.
A iniciativa integra as ações do Prolvida, um projeto vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP). Desde 2019, o grupo pesquisa e desenvolve diversas ações anuais, fomentando o debate acerca do suicídio, valorização da vida e saúde mental.
“Nossa proposta é que esses assuntos não fiquem apenas durante a campanha Setembro Amarelo, mas que se perpetuem para os outros meses do ano. Os problemas que envolvem saúde mental estão no nosso dia a dia e precisam ser compreendidos e combatidos por todos”, frisa a coordenadora do Prolvida, professora Ana Izabel de Oliveira.
“Compreendemos que saúde mental não se trata somente de transtornos mentais e, sim, de modos de ser e viver atravessados por diversos sofrimentos. Para construirmos intervenções de prevenção e posvenção do suicídio, precisamos refletir sobre o porquê de o mundo estar se tornando insuportável para muitos e quais ações podemos desenvolver para lidar com tal problemática”, frisa a especialista na área.
Sobre o lançamento da cartilha
A cerimônia oficial de lançamento acontece nesta terça-feira (13), a partir das 18h, durante a primeira formação gratuita voltada para pessoas com interesse em aprender sobre estratégias de prevenção do suicídio e da autolesão.
A capacitação também se estenderá nos dias 20 e 27, das 18h às 21h. As atividades acontecerão na Sala .COM 8 da UnP Roberto Freire, em Capim Macio, zona Sul de Natal. As inscrições podem ser feitas no site bit.ly/setembroamarelounp.