A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou na manhã desta terça-feira (30) em Parnamirim, o 4º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica, em alusão a programação do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher.
O objetivo foi promover o diálogo e conscientização acerca dos direitos das mulheres, os tipos de violência que as mulheres sofrem e o fluxo de atendimento da rede às vítimas, bem como outros órgãos públicos.
Estiveram presentes no Seminário, a secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Alda Lêda Taveira, a adjunta de Assistência Social, Marta Lopes, a coordenadora municipal da Mulher, Amanda Melo, a assessora da 7ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, Érika Santos, a autora do livro “De Tambaba ao Presídio”, Amanda Karoline, além da equipe técnica da Semas e demais representantes do Conselho Municipal da Mulher e Conselho Municipal da Igualdade Racial.
Além da temática da violência contra a mulher, durante o evento foi mencionada a Lei Maria da Penha, a qual está completando 16 anos, um marco para a luta em defesa dos direitos da mulher. Dados comprovam que a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, além de sofrerem violência psicológica, verbal, moral e patrimonial. 52% da população feminina não presta queixa. São dados como estes que evidenciam a necessidade da Lei Maria da Penha, que visa garantir a proteção das mulheres e que agressores não saiam impunes.