Eleições terão 3,4 mil novas urnas eletrônicas em 2022 no RN

 

Quase metade das urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições de 2022 no Rio Grande do Norte são de um novo modelo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). São 3,4 mil novas urnas.

As novas urnas do modelo 2020 da Justiça Eleitoral têm um processador 18 vezes mais rápido, uma vida útil de 10 anos e uma bateria com autonomia de 10 horas – ou seja, se faltar energia em uma seção, a urna pode funcionar durante todo o horário de votação.

“Ela ampliou a tecnologia, deu mais segurança, transparência e mais celeridade. Essa urna é bem mais rápida que as urnas anteriores”, afirma Tayronne Dantas, coordenador das Eleições no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Para o eleitor, a mudança é principalmente no design: o teclado fica abaixo da tela, que continua com alto relevo para pessoas com necessidades visuais. Também há intérprete de libras e ajuste no contraste de acordo com a luminosidade da seção eleitoral. Para o mesário, o terminal onde o presidente da mesa digita o número do título, agora tem a tela de touchscreen.

“É muito bom para nós, quando vamos fazer a preparação delas, é muito mais rápido. Então o boletim de urna vai sair muito mais rápido que na urna antiga”, diz Marco Maia, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN

O novo modelo corresponde a quase 50% do total das urnas que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte usará nas eleições deste ano. Serão 8,9 mil urnas ao todo, sendo 3,4 mil do novo modelo e as demais urnas já utilizadas nas eleições anteriores.

A Justiça Eleitoral vai usar 7,6 mil urnas de seção em todas as zonas do estado, além de urnas de contingência e reservas.

As novas urnas chegaram ao estado no começo do ano e estão sendo distribuídas desde 17 de agosto, até 2 de setembro. Elas seguem vazias, sem os dados dos candidatos e das eleições como um todo. Esses dados serão colocados em outra etapa, de preparação das urnas, que começa no dia 19 de setembro.

Deu no G1

Deixe um comentário

× Receba Novidades