Número de romeiros em direção a Aparecida na Dutra em outubro é 43% maior do que antes da pandemia

Foto: Wilson Araújo/ TV Vanguarda

O número de pessoas em romaria pela via Dutra com destino ao Santuário Nacional de Aparecida este ano é maior do que antes da pandemia, segundo dados da NovaDutra, concessionária que administra a rodovia. Entre os dias 1° e 9 de outubro foram 5,3 mil pessoas caminhando na pista rumo a Aparecida (SP). Em 2019, eram 3,7 mil no mesmo período. O número é 43% maior.

A caminhada até o Santuário é uma tradição no 12 de outubro. Milhares de fieis se mobilizam em um ato de fé até a igreja para a comemoração do Dia de Nossa Senhora. Em 2020, o Santuário suspendeu a missa no feriado e as atividades, como a visita ao nicho da Santa, estava com restrições por causa da pandemia.

Apesar disso, alguns romeiros mantiveram a tradição e de 1 a 9 de outubro de 2020 cerca de 1,3 mil pessoas caminharam pela Dutra até Aparecida.

Este ano, com a liberação das celebrações e o avanço da vacinação, a igreja esperava a volta do público ao Santuário, mas com o termômetro das romarias, o volume deve ser maior que a média.

Às margens da rodovia, o movimento é intenso nesta segunda-feira (11) véspera do Dia de Nossa Senhora. Segundo a concessionária, até esta manhã o número total de romeiros em caminhada foi de 21 mil, cerca de 16 mil pessoas nos últimos três dias – entre 9 e 11 de outubro.

Nos centros de apoio, que oferecem atendimento de enfermagem, água e alimentação, os voluntários afirmam que o volume é maior já visto. Para eles, o aumento tem relação com a pandemia, muitos fieis seguem em caminhada por promessas de saúde em casos de contágio com a Covid-19.

Fernando Soares, é de Mogi das Cruzes e está em caminhada para agradecer pela cura depois da Covid-19.

“Eu venci a doença, tive 20% do meu pulmão comprometido pelo vírus. Hoje eu estou aqui para agradecer pela minha vida e pela dos demais que foram poupados. O número de mortes, 600 mil vidas perdidas, assusta. E estamos fazendo isso não só por nós, mas pelo país”, comentou.

Deixe um comentário