A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) afirmou ao NOVO Notícias que o estado ainda não estuda liberar o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em locais abertos nos próximos meses, pois o controle total da pandemia ainda não foi alcançado.
No mês de setembro, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, disse que se o Rio Grande do Norte atingir a marca de 70% da população completamente imunizada; ou seja, com as duas doses de vacina; o governo poderia permitir à população não usar máscaras em locais abertos e sem aglomeração.
Entretanto, em entrevista a uma emissora de rádio nesta semana, o titular da Sesap ressaltou que, apesar de o cenário da Covid ser extremamente favorável, o Governo ainda não pode anunciar prazos para a desobrigação do uso de máscaras.
“Essa possibilidade não se aplica no momento. Vamos analisar a pandemia diante dessa retomada de atividades sociais. A máscara tem tido um papel fundamental na proteção da transmissibilidade entre as pessoas”, pontuou Cipriano.
Ainda de acordo com o secretário, esta é uma decisão que passa pelo crivo e avaliações do Comitê Científico e da Vigilância Sanitária do RN.
Pandemia apresenta melhora nos índices
O cenário epidemiológico do estado tem apresentado melhoras. Segundo dados da plataforma RN+VACINA, mais de 50% da população adulta do RN tomou as duas doses contra a Covid-19 ou vacina de dose única. Na última semana, o Hospital Giselda Trigueiro, referência estadual no combate à Covid-19, divulgou que não registra mortes pela doença há 30 dias. É o maior tempo sem mortes desde o início da pandemia.
Para a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo, o avanço da vacinação e a continuidade dos cuidados sanitários devem permanecer para seguir contribuindo com os números positivos.
“Percebemos que o nosso cenário epidemiológico no estado tem apresentado melhoras, e nós associamos, com certeza, ao avanço da imunização. Ficamos felizes e alertamos toda a população para que continue mantendo todos os cuidados e que busquem cada vez mais o esquema completo da vacinação”, disse Diana.
A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está abaixo de 30% nos hospitais do Rio Grande do Norte. Na Região Metropolitana, a taxa de ocupação de UTI de leitos públicos e privados foi de 30% nesta sexta-feira (8). De acordo com a plataforma Regula RN, mais de 170 leitos estão disponíveis, considerando leitos de UTI e também de enfermaria, em hospitais públicos ou privados