Um homem procurou uma unidade de saúde da prefeitura após tentar realizar um procedimento em seu próprio nariz usando dicas que ele viu na internet. Na tentativa de melhorar a aparência de seu nariz, ele se guiou pelas orientações dos vídeos e usou, entre outras coisas, anestésico veterinário e cola instantânea.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Campo Limpo, na Zona Sul, atendeu no dia 21 de julho deste ano um paciente que, devido ao seu estado, precisou ser encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha.
“A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial, que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários”, informou.
Após os cuidados, ele recebeu alta médica no mesmo dia e foi orientado a retornar ao serviço para tratar dos ferimentos.
O procedimento caseiro, assim como qualquer outro que demande um profissional, é desaconselhado por médicos. Apesar disso, os vídeos com dicas de como fazê-los se espalham pela internet. Em um deles, que a Vejinha teve acesso, um homem ensina a fazer a “rinoplastia caseira” usando cordas de violão, cola quente e uma agulha. Ele não é o único. Em uma pesquisa rápida, é possível ver vários vídeos ensinando técnicas caseiras para melhorar a aparência do nariz, muitas delas invasivas. Ao G1, o Youtube informou que analisará os vídeos.
Em seu site, a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) informa que a rinoplastia é um ato exclusivamente médico, e inclusive o procedimento necessita de um profissional especializado para ser realizado.
Deu na 96 FM