Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Yoga, professoras e alunas potiguares compartilham suas experiências com a atividade
Com mais de 5 mil anos de existência, a Yoga é uma prática indiana que que se difundiu pelo mundo e, na última década, tomou conta das academias no Rio Grande do Norte, ganhando cada vez mais interessados pelo exercício que une corpo, mente e espírito. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Yoga (21 de junho), professoras e alunas são unânimes em destacar o poder transformador da prática.
Com múltiplas escolas de pensamento, quem explica como a Yoga funciona é a potiguar Monique Galvão. Professora da modalidade Iyengar há quatro anos na academia Bodytech Tirol, em Natal, Monique explica que o que torna a prática única é a inclusão. “O norteador da escola é literalmente pensar em uma yoga que seja para todos. Por isso, usamos os props, que são materiais feitos para ajudar qualquer pessoa a fazer as posturas corretamente”, explica Monique.
Praticante da modalidade desde 2019, a advogada Saliza Furtado conta que sente os benefícios da Yoga se estendendo para além de fatores físicos. “Para mim, a melhor parte é sentir um poder transformador agindo na minha saúde mental e espiritual. Desde que descobri, faço o Iyengar diariamente na academia e em casa, é o meu momento de reequilíbrio e reconexão”.
Apresentando outro ponto de vista sobre a Yoga, Cynthia Sara, professora da modalidade Hatha, também Bodytech Tirol, explica que o foco da escola é principalmente nas posturas, técnicas de respiração e em dar autonomia para os yogi. “Sempre recebo uma pluralidade de alunos – mulheres grávidas, adolescentes e pessoas idosas. Por isso, minhas aulas precisam ser versáteis e adaptáveis” pontua.
No Hatha, o uso dos props é substituído pela experimentação com óleos essenciais e sons relaxantes de natureza, tudo para imergir os participantes em uma atmosfera de calma de autoconhecimento. “Todos esses elementos surgem como forma de lidar com o corpo físico para, através dele, apaziguar a mente e desenvolver a centralização dos pensamentos”.
Para a publicitária Alexandra Lago, o Hatha Yoga apareceu no momento que ela mais precisava. Na busca de uma atividade que fosse aliada no seu tratamento para ansiedade, Alexandra descobriu a modalidade e não parou mais de praticar desde 2020. “O Yoga é essencial para o meu tratamento e foi onde me encontrei. Comecei em uma época em que estava um pouco mal espiritualmente, e foi como achar uma válvula de escape”, explica.
Foco no momento, controle da respiração e conexão com o lado espiritual são essenciais principalmente em um contexto moderno de cobranças e prazos, e são exatamente essas práticas que o Yoga propõe. Através de posturas, técnicas de respiração e uma espécie de meditação guiada, as praticantes ganham um momento de paz e tranquilidade.