Presidente Bolsonaro diz que pretende fazer apuração paralela

 

Diz O Globo na edição deste domingo (19/06) que o Presidente da República Jair Bolsonaro planeja fazer uma espécie de apuração paralela dos votos das urnas eletrônicas em outubro. Os planos do presidente “já estão sendo expostos a aliados e até a empresários que estiveram com ele recentemente”, diz o colunista Lauro Jardim.

A apuração paralela da votação seria baseada nos dados que o próprio TSE promete fornecer. E a divulgação seria feita em tempo real por suas redes sociais e por todo um conjunto de veículos de imprensa independentes.

O TSE promete disponibilizar pela primeira vez, em tempo real, os boletins de urnas das 577 mil seções eleitorais. Cada urna emite o seu boletim com os votos dados naquela unidade.

O cruzamento de dados feito pela campanha de Bolsonaro pretende verificar as eventuais discrepâncias entre o resultado de cada urna e o resultado da apuração.

A ideia da campanha de Bolsonaro é evitar episódios estranhos como o da apuração de 2014 quando Aécio Neves (PSDB) liderava a apuração e, após um travamento do sistema por mais de uma hora, a apuração retornou com a então presidente Dilma reeleita.
Quem ainda está pensando que as urnas eletrônicas devem continuar inauditáveis , comece a mudar de ideia .

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades