Dos bares e restaurantes do Rio Grande do Norte, 39% fecharam o mês de abril no vermelho e 30% registram lucro. No entanto, para 58% dos empreendimentos do Estado o faturamento do mês passado foi até maior do que o registrado em abril de 2021.
Já 20% tiveram resultados abaixo, considerando o mesmo período. É o que mostra pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), em levantamento feito com associados entre os dias 4 e 16 de maio, que revelou um cenário preocupante: os estabelecimentos viram sua margem de lucro diminuir consideravelmente, enquanto outros sequer conseguiram registrar balanço positivo no quarto mês do ano.
A explicação está no alto índice de endividamento do setor: 46% dos empreendimentos revelaram estar com parcelas do Simples Nacional em atraso e 39% têm parcelas de empréstimos atrasadas. Outro dado desequilibra o setor: entre os que tiveram prejuízo, 93% não reajustaram os preços em consonância com a inflação média. Entre os que tiveram lucro, o percentual é menor: 73%.