Organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento do Troféu Adhemar Ferreira da Silva aconteceu neste final de semana, 14 e 15 de maio, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Representando a UFRN, os atletas Elmir Henrique Silva, Isis Raquel Nascimento e Hyan Maurício somaram sete medalhas conquistadas, sendo seis de ouro e uma de prata. Com isso, a UFRN somou 86 pontos no ranking da competição e ficou com a quarta colocação na categoria universitária, mesmo com apenas três atletas.
A competição teve início no sábado e a primeira conquista da UFRN não demorou a ser alcançada. Já na primeira etapa do Troféu, Elmir Henrique Silva, aluno de Engenharia Biomédica, disputou a prova dos 110 metros com barreiras. Com o tempo de 15s51, o atleta potiguar ficou com a medalha de ouro. Ainda no sábado, o estudante participou da disputa por medalha nos 100 metros rasos e conquistou mais um ouro, com a marca de 11s52. “Fiquei muito feliz por ter conseguido concretizar o que venho fazendo nos treinos e, consequentemente, por voltar para casa com as tão sonhadas medalhas. Sei que ainda há muito o que se trabalhar, mas essa competição foi importantíssima para agregar experiência em diferentes âmbitos da minha vida”, relata.
Outro a alcançar o lugar mais alto do pódio duas vezes foi Hyan Maurício. O aluno do curso de licenciatura em Educação Física conquistou o ouro nos 1.500 e nos 5.000 metros rasos, batendo seu recorde pessoal em ambas as provas. “Fiquei muito feliz com os resultados. Corri de acordo com o planejado e consegui executar o que venho fazendo nos treinamentos, o que me levou a conquistar esses resultados incríveis. Nós fomos em pequeno número para Bragança, mas com muita vontade e desejo de conseguir bons resultados”, comenta o atleta.
Assim como Hyan Maurício, Isis Raquel Nascimento conquistou suas melhores marcas pessoais na temporada. Competindo nos 200 e 400 metros rasos e nos 400 metros com barreiras, a aluna do curso de Gestão Hospitalar ganhou três medalhas, sendo duas de ouro, nos 200 metros rasos e 400 metros com barreiras, e uma de prata, nos 400 metros rasos. “Foi uma experiência sensacional para mim, totalmente enriquecedora. Estou terminando meu último ano de estudos e fechando com chave de ouro as minhas participações em competições universitárias, conquistando três medalhas. Ficamos em quarto lugar geral entre as universidades. Isso com apenas três atletas. É uma marca incrível”, destaca.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva teve a participação de 281 atletas federados e 57 universitários. Todos os resultados dos federados e universitários estão disponíveis no site da competição.