Deputado do PT se retrata após publicar montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (17) que a imagem publicada em suas redes sociais mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do banqueiro Daniel Vorcaro e do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto era uma montagem criada por inteligência artificial.

A retratação foi feita após decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que determinou que o parlamentar esclarecesse publicamente que o encontro retratado não ocorreu.

Na postagem original, feita em 1º de fevereiro, Correia compartilhou a montagem com a legenda afirmando que a “Papudinha ficaria pequena” para receber os “cidadãos de bem” retratados na imagem.

A publicação mostrava Bolsonaro ao lado de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, e de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central.

Deputado reconhece uso de IA

Em novo texto divulgado em seu perfil no X e no Instagram, o deputado declarou:

“A publicação da minha conta na plataforma X continha imagem produzida por inteligência artificial, na qual eram mencionados Daniel Vorcaro, Roberto Campos Neto e Jair Messias Bolsonaro. Esclareço que o encontro retratado na referida imagem não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA.”

Decisão judicial

A decisão judicial que determinou a retratação foi proferida no dia 13 de fevereiro. O Tribunal entendeu que o parlamentar deveria esclarecer, em todas as suas redes sociais, que a imagem havia sido criada por inteligência artificial e que o encontro não aconteceu.

Deixe um comentário

Rolar para cima