A presidente interina da Venezuela Delcy Rodríguez se tornou alvo de críticas por ter usado um vestido que custa centenas de euros em sua posse no último dia 5 de janeiro. Produzida pela grife italiana Chiara Boni La Petite Robe, a peça é estimada entre 660 e 746 euros (o equivalente a R$ 4.135 e R$ 4.674 reais).
A polêmica ganha força especialmente, porque a maioria da população venezuelana vive um contexto de pobreza e precisaria trabalhar quase 150 anos para ter acesso ao vestido em questão.
– O vestido que Delcy Rodríguez usou em sua posse custou 742 dólares. O salário mínimo é de 130 bolívares, o equivalente a 0,42 dólar. Para economizar 742 dólares: 742/0,42 = 1.767 meses. Isso significa que, na Venezuela, você levaria 147 anos para comprar aquele vestido, sem gastar um centavo com comida – calculou uma usuária do X.
Além disso, Delcy ter optado por um vestido europeu contradiz a ideologia do governo chavista, que é anticapitalista.
A posse presidencial foi conduzida pelo irmão de Delcy, Jorge Rodríguez. Na ocasião, a presidente afirmou jurar pela sua honra que não descansará seu braço e sua alma “até ver a Venezuela alcançar o seu devido destino, o pedestal de honra histórica que merece como nação livre, soberana e independente”.
– Juro, pelo povo da Venezuela, que não descansarei um único minuto para garantir a paz da república, a tranquilidade espiritual do nosso povo e o bem-estar econômico e social do nosso povo – declarou.
Ela assumiu a presidência após os Estados Unidos conduzirem uma operação para retirar o ditador Nicolás Maduro do poder e levá-lo ao país norte-americano para ser julgado por crimes relacionados a tráfico de drogas internacional. Número 2 do governo chavista, Delcy prometeu cooperar com o presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto estiver no cargo.
Deu no Pleno News




