O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, nesta segunda-feira (12), uma denúncia para apurar o caso de um jovem que fez gestos em apoio ao nazismo. O menino vestia um uniforme do exército alemão da época de Hitler durante a formatura das irmãs, em Mossoró. O documento ainda passará por análise de um procurador, que definirá o encaminhamento do caso.
A denúncia foi protocolada pela deputada Isolda Dantas (PT), vereadora Plúvia Oliveira (PT), juntamente com a comissão de Direitos Humanos da OAB, além de professores da cidade. Os autores da denúncia pedem apuração rigorosa dos fatos além da identificação e responsabilização dos envolvidos. “Mossoró é terra de liberdade e resistência. Não aceitamos fascismo e a intolerância encontrem espaço aqui”, publicou Plúvia, parlamentar de Mossoró.
O MPF informou que o caso ainda passará por análise prévia do procurador. Isso significa que será avaliado se o assunto realmente compete ao órgão ou se deve ser encaminhado a outra instância. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada; o procurador irá analisar todas as informações disponíveis para definir o direcionamento do caso.
Entenda o caso
Na madrugada do último sábado (10), um adolescente vestiu um uniforme do exército alemão da Segunda Guerra Mundial durante a formatura das duas irmãs na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene). Durante o evento, o menino fez gestos nazistas, o chamado “Heil Hitler”, símbolo usado na época em apoio a Adolf Hitler.
No Brasil, a lei prevê que a exibição de símbolos nazistas é crime, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.
Deu na Tribuna do Norte




