Resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro

Foto: Angelo Miguel/MEC

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que os resultados do Enem 2025 serão tornados públicos no dia 16 de janeiro. A data foi confirmada nesta sexta-feira (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, ambiente digital onde os candidatos terão acesso à pontuação da redação — que varia de zero a mil pontos — e ao desempenho em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas no exame. No caso dos treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim será disponibilizado em data posterior.

Com a divulgação das notas, os participantes poderão utilizar o desempenho para ingressar no ensino superior por diferentes programas federais. Será possível concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições de 19 a 23 de janeiro, disputar bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), entre 26 e 29 de janeiro, ou recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A aplicação do Enem 2025 ocorreu nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. No entanto, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).

No primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e de ciências humanas. Já no segundo dia, o exame foi composto por perguntas de matemática e ciências da natureza.

Criado há mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado por universidades públicas e privadas como critério de seleção único ou complementar. Além disso, os resultados individuais também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, que mantêm convênios com o Inep para aceitar as notas do exame brasileiro.

Deixe um comentário

Rolar para cima