O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou na manhã deste domingo (4) que o presidente Donald Trump não quer descartar publicamente a ocupação da Venezuela pelos EUA ou o envio de tropas para o país.
A declaração de Rubio foi feita depois da administração norte-americana ter capturado o ditador da Venezuela Nicolás Maduro e declarado que “governará” o país por enquanto.
“Ele não acha que vai descartar publicamente as opções disponíveis para os EUA, mesmo que (tropas terrestres) não sejam o que estamos vendo agora”, disse Rubio no programa “Face the Nation”, da emissora americana CBS.
“O que estamos vendo agora é uma ‘quarentena’ do petróleo que nos permite exercer uma enorme influência sobre o que acontecerá a seguir”, acrescentou o secretário de Estado americano.
Rubio também acrescentou que Trump quer manter a “opção” de enviar ou não tropas para o país, mas destacou a “presença militar” dos EUA na região.
Segundo ele, a administração vai continuar atacando supostos barcos de narcotráfico, além de manter o bloqueio contra embarcações sancionadas que entram e saem da Venezuela.
Rubio pontuou que essas ações têm o potencial de paralisar parte da forma como o regime gera receita.
“Continuamos com essa ‘quarentena’ e esperamos ver mudanças, não apenas na forma como a indústria petrolífera é administrada para o benefício da população, mas também para que o narcotráfico seja combatido, para que não tenhamos mais esses problemas com gangues”, frisou Rubio.
Fonte: CNN Brasil




