Bolsonaro deve deixar cadeia nesta quarta (24) para cirurgia após um mês preso

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve deixar a prisão pela primeira vez nesta quarta-feira (24), quando será escoltado da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para ser internado no Hospital DF Star. Preso desde 22 de novembro, ele cumpre pena em sala de Estado-Maior e passará por uma cirurgia para correção de duas hérnias inguinais.

A saída da unidade ocorrerá sob forte esquema de segurança, com escolta da Polícia Federal até o hospital. Bolsonaro ficará internado a partir da véspera de Natal e será operado no dia 25. Durante a internação, dois policiais permanecerão na porta do quarto, além de vigilância reforçada na entrada do hospital. A esposa, Michelle Bolsonaro, poderá acompanhá-lo.

A autorização para o procedimento foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República. A decisão se baseou em laudo pericial da Polícia Federal, que apontou a necessidade de intervenção cirúrgica, ainda que em caráter eletivo, diante do risco de agravamento do quadro clínico.

De acordo com os peritos, Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, condição que provoca dor e desconforto e pode gerar complicações caso não seja tratada. O relatório recomenda que a cirurgia seja realizada o quanto antes, embora não se trate de emergência imediata.

Após a alta médica, a determinação é que o ex-presidente retorne diretamente para a Superintendência da PF, onde seguirá cumprindo a pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro está preso desde que teve a prisão preventiva convertida em execução de pena, após violar a tornozeleira eletrônica que utilizava.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

Rolar para cima