Um novo estudo, publicado na Nature Metabolism, mostrou que há uma relação entre dieta e câncer de pulmão. Segundo pesquisadores americanos, os tumores cancerígenos no órgão se “alimentam” de açúcar. Eles afirmaram que, quanto mais glicogênio (molécula que armazena um tipo de açúcar conhecido como glicose) nas células cancerígenas, maior e mais agressivo é o crescimento do tumor.
No estudo feito com ratos, os tumores pulmonares cresceram quando os cientistas alimentaram os bichos com uma dieta rica em gordura e frutose, um açúcar presente nas frutas.
“A dieta ocidental típica aumenta os níveis de glicogênio, e o glicogênio alimenta os tumores de câncer de pulmão, fornecendo os componentes básicos para o seu crescimento”, relatam os pesquisadores.
O glicogênio é um “preditor excepcionalmente bom” do crescimento tumoral e da mortalidade em pacientes com câncer de pulmão, afirmou Ramon Sun, professor associado e diretor do Centro de Pesquisa Avançada em Biomoléculas Espaciais da Universidade da Flórida.
Entretanto, o impacto da dieta no câncer de pulmão não é tão bem estudado quanto em outros tipos de câncer.
“Tradicionalmente, o câncer de pulmão não tem sido considerado uma doença relacionada à dieta. Doenças como o câncer de pâncreas ou o câncer de fígado, sim. No entanto, quando se trata de câncer de pulmão, a ideia de que a dieta possa desempenhar um papel raramente é discutida”, afirma o professor Sun.
Embora a dieta seja frequentemente discutida na prevenção do câncer, os pesquisadores destacaram que esta é uma das primeiras vezes em que o câncer de pulmão foi diretamente relacionado ao que comemos.
“A longo prazo, nossa abordagem para a prevenção do câncer deve refletir o sucesso da campanha antitabagista, dando maior ênfase à conscientização pública e a estratégias baseadas em políticas públicas que promovam escolhas alimentares mais saudáveis como componente fundamental da prevenção de doenças”, disse Sun.
De forma geral, os pesquisadores afirmam que continua sendo excepcional priorizar uma dieta rica em nutrientes, manter um estilo de vida ativo e minimizar o consumo de álcool para uma saúde geral a longo prazo.
“Promover melhores hábitos alimentares pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de pulmão”, apontam os pesquisadores.
Fonte: Extra




