PSDB vai entrar com ação na Justiça após pronunciamento de Lula na TV

FOTO: REPRODUÇÃO

O PSDB anunciou que ingressará com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pronunciamento feito pelo presidente Lula da Silva (PT) em cadeia nacional de rádio e televisão nesse domingo (30), acusando o petista de utilizar o espaço institucional para promover sua imagem com foco nas eleições de 2026, e não para informar a população sobre temas de interesse público.

Segundo o presidente recém-eleito do partido, deputado federal Aécio Neves, o discurso de Lula teria extrapolado o caráter institucional esperado de uma fala oficial. “Não foi uma fala institucional, mas uma peça publicitária de pré-campanha”, afirmou Aécio.

“Foi um programa eleitoral gratuito. Aí gera um problema para a democracia: a vantagem de quem está no poder. Ele não fez só o anúncio do Imposto de Renda, mas falou dos privilégios da elite. Defender a democracia é fácil. Exercer de fato a democracia é uma tarefa muito difícil para o PT quando está governando”, acrescentou.

Durante o pronunciamento contestado, Lula destacou que a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, válida para quem ganha até R$ 5 mil mensais, deve injetar R$ 28 bilhões na economia, classificando como “vergonhoso” o privilégio de a elite pagar proporcionalmente menos tributos.

A medida, promessa de campanha do presidente Lula, foi sancionada no dia 26 de novembro e representa uma das principais apostas do governo para o pleito de 2026.

Deu no BZN

Deixe um comentário

Rolar para cima