Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina e frutas

Foto: The White House/ Flickr

O governo dos Estados Unidos anunciou a redução de tarifas sobre a importação de carne bovina, tomate, café e banana. A medida, assinada nesta sexta-feira (14) pelo presidente Donald Trump, tem efeito retroativo a partir da madrugada de quinta-feira (13) e ocorre após o tarifaço implementado para conter a inflação dos alimentos no país.

De acordo com a Casa Branca, a revisão atinge centenas de itens e deve beneficiar países exportadores, entre eles o Brasil, que figura entre os maiores fornecedores globais de café e carne bovina. A decisão altera o escopo das chamadas tarifas recíprocas, justificadas por motivos de segurança nacional.

O setor cafeeiro brasileiro tem sido um dos mais impactados pelas tarifas elevadas. Em 2024, o Brasil exportou quase US$ 2 bilhões em café para os Estados Unidos, mas as vendas sofreram forte queda após a adoção da tarifa de 50% em agosto. Em outubro, a retração passou de 50% em relação ao ano anterior.

As negociações entre Brasil e Estados Unidos avançam para um possível alívio tarifário. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para tratar da suspensão temporária das sobretaxas. O governo brasileiro busca um acordo provisório enquanto discute, setor por setor, alternativas para reduzir o impacto das cobranças.

Os Estados Unidos têm apresentado como prioridade o acesso ao mercado de etanol brasileiro e debates sobre regulação de plataformas digitais. O Brasil, por sua vez, argumenta que o etanol americano enfrenta tarifa de 18% e que o mercado norte-americano segue fechado para o açúcar brasileiro.

Nesta semana, Trump sinalizou que pretende reduzir parte das tarifas sobre o café, em entrevista à Fox News, indicando possível flexibilização nas próximas rodadas de negociação.

Deu na CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima