Um vídeo gravado por um popular em Ponta Negra chamou atenção nas redes sociais nesta quarta-feira (6). Nas imagens, uma capivara aparece caminhando pela região do Alagamar, após sair da água. Surpreso, o autor da gravação narra o momento: “Uma capivara aqui, no Alagamar, Ponta Negra. Tava tomando banho na água, saiu e veio para cá”.
Este tipo de ocorrência tem se tornado cada vez mais comum no Rio Grande do Norte. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o aumento de avistamentos de animais silvestres dentro da cidade está diretamente ligado à expansão urbana e à redução das áreas verdes. Sem habitat e sem alimento, muitos animais ficam desorientados e acabam circulando em regiões movimentadas.
O Idema reforça que, ao encontrar animais silvestres, o procedimento recomendado é acionar o 190 e solicitar o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, responsável pelo resgate e pela realocação adequada dos bichos.
No caso registrado nesta quarta-feira, entretanto, a Polícia Ambiental não chegou a ser acionada para realizar o atendimento.
Deu no Portal da Tropical




