O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de baixa umidade do ar que abrange 40 municípios do Rio Grande do Norte. O alerta, com vigência das 10h deste sábado (1º) até as 10h de domingo (2), indica que a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30% no período.
A condição meteorológica observada, segundo o órgão, eleva o risco de ocorrência de incêndios florestais e pode, também, provocar problemas à saúde humana.
O alerta emitido é classificado como amarelo, indicando um grau de severidade de perigo potencial. Este é o nível mais baixo da escala, que também inclui os alertas laranja e vermelho.
Diante da situação, a orientação do Inmet para a população é que se beba bastante líquido, evite-se o desgaste físico nas horas de umidade mais baixa e não se exponha ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, discando 193.
O aviso abrange principalmente cidades localizadas no Alto Oeste potiguar, região do estado que historicamente costuma registrar um clima mais seco nesta época do ano.
Cidades sob alerta amarelo de baixa umidade
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Antônio Martins
- Apodi
- Caraúbas
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Itaú
- João Dias
- José da Penha
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Olho d’Água do Borges
- Paraná
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pilões
- Portalegre
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- São Francisco do Oeste
- São Miguel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Umarizal
- Venha-Ver
- Viçosa




