Após dedicar a quarta-feira (29) a discussões sobre a megaoperação no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá retomar, nesta quinta-feira (30), conversas sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF (Supremo Tribunal Federal). As informações são da jornalista Tainá Falcão.
Aliados do presidente esperam a indicação até esta sexta-feira (31) e afirmam que, antes, como previsto, Lula deverá conversar com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, para reiterar o convite para o mineiro concorrer ao governo do estado em 2026.
Messias esteve, na quarta, no Palácio do Planalto, na posse de Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. O AGU, porém, tem evitado holofotes e conversas sobre a escolha de Lula.
O favorito do presidente para o STF se encontrou, brevemente, com o ministro Gilmar Mendes, que já declarou, anteriormente, apoio a Rodrigo Pacheco. Os dois teriam conversado apenas sobre a operação do Rio de Janeiro, sem entrar em detalhes sobre quem será o indicado à Suprema Corte.
Aliados de Messias acreditam que, ao anunciar o AGU indicado ao STF, Lula não terá mais dificuldade em articular votos entre senadores.
A Lula, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendeu que Pacheco seria aprovado com facilidade e Messias enfrentaria resistências entre a base e a oposição.
Fonte: CNN Brasil




