O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) antes de anunciar seu escolhido para a vaga de Luís Roberto Barroso, que irá se aposentar da Corte de forma antecipada.
A ideia do petista, de acordo com assessores presidenciais, é apresentar o nome de seu favorito para mensurar a aceitação na Suprema Corte.
Nas escolhas de Cristiano Zanin e de Flávio Dino, Lula ouviu magistrados antes de anunciá-los. Nas palavras de um auxiliar presidencial, seria um gesto de respeito.
Nos últimos dias, de acordo com relatos feitos à CNN Brasil, interlocutores do presidente chegaram a procurar ministros do STF para ouvir opiniões sobre o perfil que deve ser escolhido pelo petista.
Hoje, o favorito do presidente é o advogado-geral da União, Jorge Messias. No entanto, na Suprema Corte há simpatia maior pela indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Por isso, auxiliares petistas defendem que o presidente realize o anúncio o mais rápido possível, ainda nesta semana, para evitar que a pressão por Pacheco atrapalhe a indicação de Messias.
Se Pacheco tem maior apoio no Judiciário e no Legislativo, Messias é o favorito no Executivo, sobretudo entre assessores de esquerda e aliados históricos do petista.
Lula já deixou claro que o critério principal de sua escolha será a confiança, o mesmo utilizado nas indicações de Zanin e Dino.
Fonte: CNN Brasil