Hospital Veterinário de Natal completa 1 ano com quase 30 mil procedimentos

FOTO: MAGNUS NASCIMENTO

A primeira unidade hospitalar pública do município dedicada ao tratamento de cães e gatos completa um ano com marcas expressivas: mais de 11 mil atendimentos básicos e de quase 30 mil procedimentos. O Hospital Público Veterinário de Natal – único do gênero no Rio Grande do Norte – tem ofertado assistência gratuita de excelência desde o serviço de teleatendimento até cirurgias mais complexas e exames de ultrassonografias e radiografias.

Após o primeiro ano de funcionamento ininterrupto, o Hospital Veterinário de Natal contabiliza no total 11.054 consultas para a população animal da capital, além de 710 cirurgias gerais, 122 cirurgias ortopédicas, 3.545 exames de imagem (como ultrassonografias e radiografias), 20.779 exames laboratoriais e ambulatoriais e 4.345 teleatendimentos pelo TeleVet — serviço que oferece acolhimento complementar ao atendimento presencial.

Hospital Veterinário de Natal completa 1 ano com quase 30 mil procedimentos

Policial militar João Nilson levou seu cão para atendimento no início desta semana e atestou a organização geral do hospital – Foto: Magnus Nascimento / Prefeitura do Natal

Para o prefeito Paulinho Freire, o Hospital Veterinário de Natal constitui um importante equipamento de saúde pública que extrapola os benefícios aos animais. “Sabemos de toda a atenção e amor que as pessoas têm por seus pets, bem como das doenças que muitos bichinhos apresentam, várias delas transmissíveis. Com a assistência aos animais, o hospital acaba contribuindo também para proteger seus tutores, familiares e amigos”, analisa o prefeito.

A avaliação do secretário municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, o Hospital Veterinário é semelhante. Ele afirma que a unidade termina por amparar não apenas os cães e gatos, mas também a angústia de seus tutores. “É um atendimento com equipamentos modernos que oferece todo o conforto a uma camada da população que muitas vezes não pode arcar com os custos de unidades particulares e, principalmente, de procedimentos cirúrgicos”, descreveu o titular da SMS.

O policial militar João Nilson levou seu cão para atendimento no início desta semana e atestou a organização geral do lugar. “É algo raro hoje em dia você visitar uma unidade hospitalar e ser bem atendido. Cheguei cedo e logo uma atendente explicou a todos como seriam os procedimentos. É uma atenção que não costumamos receber. Fui bem recebido desde a recepção ate o pós atendimento”, elogiou o PM.

O cão de João Nilson estava com “dentes prejudicados”. “Ele recebeu anestesia pela enfermeira, adormeceu, depois a médica avaliou e me passou todo o procedimento a ser feito. É um atendimento e um serviço que eu precisaria gastar mais de R$ 3.000,00, se fosse em uma clínica particular. Só tenho a agradecer o cuidado e a dedicação que todos têm aqui conosco”, disse João Nilson.

Unidade na Ribeira vai receber climatização

O Hospital Veterinário de Natal segue melhorando sua estrutura de atendimento. Quem conta é o coordenador administrativo do HospVet, José Itamar de Sousa. Ele destaca os avanços conquistados já no primeiro ano de funcionamento da unidade.

“Quando lançamos o hospital, havia uma demanda muito reprimida na cidade. Fomos observando as maiores solicitações e necessidades das pessoas para estruturar o funcionamento da melhor forma. Já implementamos melhorias e, nos próximos dias, a climatização da recepção e de outros ambientes estará instalada”, destacou.

Administrado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC), o hospital oferece diversos serviços visando garantir um cuidado integral aos pacientes. A assistência começa com o diagnóstico e vai até o acompanhamento, incluindo consultas clínicas veterinárias, cirurgias (de tecidos moles e ortopédicas), atendimento ambulatorial geral, serviços de enfermagem (administração de medicamentos e curativos), exames de imagem (ultrassonografia e radiografia) e exames laboratoriais (hematologia, bioquímica, entre outros).

Localizada na Rua Dr. Barata, 233, no bairro da Ribeira, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São distribuídas diariamente 20 fichas de atendimento, além da assistência para casos de urgência e emergência. Cada tutor pode levar apenas um animal por CPF. É exigido apenas documento oficial e comprovante de residência em Natal.

Deu no Agora RN

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