Relator da anistia negocia votação do projeto para próxima semana

Foto: Câmara dos Deputados

O relator da proposta da anistia, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), negocia a inclusão da proposta na pauta da próxima semana. O deputado tem conversado com bancadas e articulado a construção de um texto que garanta maioria na Casa.

Segundo o relator – que tem se reunido com líderes e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) – ficou acertado que a matéria seria votada na próxima terça-feira (14). A definição da pauta, entretanto, cabe ao presidente da Casa.

“Avançou bastante, ajustamos bem essa situação e ajustamos também os caminhos, que tem que também tem que pacificar com o senado. O Hugo está conversando com o Alcolumbre”, disse a jornalistas nesta terça.

A Câmara já aprovou a urgência do projeto da anistia, mas as negociações atuais miram uma redução nas penas de condenados por atos antidemocráticos. A oposição ainda pressiona para que o texto seja mais abrangente e beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Paulinho da Força se reuniu também com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para debater a proposta de redução de penas. O filho do ex-presidente, entretanto, afirmou não ter sido convencido e reiterou que seguirá em busca de uma anistia ampla.

Em paralelo à articulação pelo texto, há uma preocupação com a tramitação da proposta no Senado, caso seja aprovada pela Câmara. A tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem acrescentou desconfiança à relação entre as duas casas.

Líderes partidários reclamaram a Paulinho da Força que houve uma quebra de acordo e que temem que o mesmo ocorra com a anistia. Para evitar um novo desgaste, a expectativa é que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque em votação o projeto, desde que haja uma sinalização de Davi Alcolumbre (União-AP) de que a matéria deve avançar no Senado.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima